Todos Artigos

Os axiomas de Zurique - Axioma os Padrões (5º) e da Mobilidade (6º)

O 5º GRANDE AXIOMA: DOS PADRÕES

“Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso!”

No mercado financeiro não existe ordem. Quem tenta encontrar ordem e padrões nele está se precipitando, pois ele não possui nenhum padrão, é um absoluto caos. Não existe fórmula ou regra.

O 5º AXIOMA MENOR

Cuidado com a Armadilha do historiador

Nada garante que a história irá se repetir. Algumas vezes ela se repete, mas é impossível prever isso. Não tente encontrar padrões que se repetiram no passado com a esperança de que eles irão se repetir.

O 6º AXIOMA MENOR

Cuidado com a ilusão do grafista

É uma extensão da armadilha do historiador, onde se pressupõe que devido a alguma repetição histórica ocorre algo específico com as ações. Por exemplo: no passado sempre que trocou o presidente da república, a ação despencou. Isso não é regra! Não é por que aconteceu no passado que vai acontecer novamente.

O 7º AXIOMA MENOR

Ilusão da correlação

A mente humana cria correlações e ilusões de casualidades que não existem. Por exemplo: podemos visualizar uma correlação de que sempre que a ação A sobe a B desce. Isso pode ter acontecido várias vezes, porém isso é uma falsa ilusão de ordem. Tome cuidado com as correlações que a sua mente cria.

O 8º AXIOMA MENOR

Cuidado com a falácia do jogador

Existem dias em que achamos ser os nossos dias “da sorte”, que tudo vai dar certo. Tome cuidado com isso, pois isso pode-lhe dar confiança para correr altos riscos e perder muito dinheiro!


O 6º GRANDE AXIOMA: Da Mobilidade

“Evite criar raízes. Elas dificultam seus movimentos”

Não se apaixone por uma empresa/ação específica. É preciso ser racional e saber quando entrar/sair do mercado. O foco é ganhar dinheiro, se encontrar uma oportunidade melhor não se amarre a sua atual empresa apenas por que no passado ela te deu bons rendimentos.

O 9º AXIOMA MENOR

Em uma operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudade

O nosso foco é ganhar dinheiro, e se precisarmos vender aquela ação que tanto gostamos, pois especulamos que ela irá cair muito em breve, não se deixe ficar preso por lealdade/gratidão. Por exemplo: um casal que deixa de vender a sua casa por uma quantia excelente devido aos seus filhos terem-se criado nela. Em poucos meses a casa se desvaloriza e eles perdem muito dinheiro.


Os axiomas de Zurique - Axioma do Risco (1º) e da Ganancia (2°)

Os axiomas de Zurique - Axioma da Esperança (3º) e das Previsões (4º)