Moeda forte é aquela emitida em um país estável, que consegue ao longo do tempo manter ou até mesmo aumentar o valor da sua moeda, mesmo em tempos de crises na econominia mundial. Além disto, uma moeda pode ser considerada forte por ser amplamente usada em negociações em outros países.
Moeda forte - liquidez, paridade de moeda
Exemplos de moedas fortes são:
USD - Dolar Americana
A moeda emitida pelos Estados Unidos é utilizada como referência no mundo inteiro. Além dos Estados Unidos, a moeda “dólar americano” é a usada oficialmente também em outros países, como Timor-Leste, Equador, El Salvador, Panamá e Porto Rico. Mas ela é também a “moeda de referência monetária mundial”, isto é, aceita em quase todos os países do mundo para câmbio com a moeda do local.
EUR - Euro
Euro é a moeda oficial da zona Euro, qual é constituída por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. É uma moeda amplamente usada - considerando a quantidade de potências no mundo que utilizam ela.
Quais são as vantagens de uma moeda forte?
Para a economia do país há inúmeros benefícios. Um deles é a valorização da moeda que está sempre em alta e, mesmo em momentos de crise econômica – que podem resultar em uma queda de sua valorização, a moeda continua entre as mais fortes do mercado.