Conheci a filosofia minimalista assistindo o documentário Minimalism, que de forma resumida, mostra a história de 2 jovens que possuíam seus empregos tradicionais em busca de o sucesso profissional e que descobriram uma nova forma de viver, mais leve e feliz, que resolveram então largar tudo e espalhar a filosofia pelo mundo.
O assunto foi de muito interesse meu, então fui atrás de artigos e livros falando sobre o assunto, e inclusive adquiri e li o livro Menos é Mais, Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida (Francine Jay), que da várias dicas sobre como implementar a filosofia minimalista em sua vida.
Minimalismo é ter apenas suas coisas preferidas
Após conhecer essa filosofia, conversei com algumas pessoas sobre o assunto, e grande parte das pessoas acham que minimalismo é viver com o mínimo, com um número mínimo de roupa, sem tecnologias. Na verdade, minimalismo é viver com o necessário e com o que você gosta! Como dito no livro Menos é Mais, as pessoas geralmente possuem 3 tipos de coisas:
Coisas úteis
Itens práticos e funcionais que nos auxiliam a realizar tarefas. Você já viu algum vídeo sobre itens de sobrevivência? É incrível ver como realmente precisamos de pouco para sobreviver. Um abrigo, roupas, água, comida, e alguns itens essenciais como uma panela para fazer comida. Resumindo, tudo que você usa com frequência e que agrega valor á sua vida.
Uma nota importante é que não adianta a coisa ser útil, ela precisa ser usada! Não adianta você ter 50 panelas e usar somente 1. As 49 panelas restantes não são coisas úteis!
Coisas bonitas / que gostamos
Itens que não necessariamente são necessários ou possuem função, mas nós gostamos deles ou achamos bonitos. Exemplos desses objetos são quadros, uma coleção de pratos, entre outras coisas. Porém tome cuidado com esses itens! Se você possui quadros que você ama porém eles estão trancados no porão da sua casa, talvez você não goste tanto assim deles!
Esses itens precisam ter um local de destaque em sua casa, já que você gosta tanto deles. Se o item fica escondido ou não é usado, ele entrará na categoria de coisas desnecessárias.
Coisas inúteis / repetidas / desnecessárias
São os itens que não entram nas 2 categorias anteriores. Normalmente é um item que possuímos memória afetiva e que não queremos nos livrar deles. Sabe aqueles brinquedos que você tinha quando criança e que guardou eles até hoje? Você possivelmente guarda por que ele traz uma boa lembrança.. porém realmente precisa guardar todos os brinquedos? Talvez faça mais sentido guardar um brinquedo específico que lhe traz todas as lembranças.
Outro exemplo são lembranças de viagens: Você precisa mesmo cada viagem comprar algum item para “provar” que você esteve lá? Particularmente falando eu ainda tenho alguns itens de viagens que eu fiz que não uso e que ficam guardados e sei o quanto é difícil desapegar deles, porém é necessário.
Práticas do Minimalismo
Para se ter uma vida minimalista e se manter sempre com coisas essências, geralmente segue-se algumas boas práticas. Abaixo irei citar algumas práticas que EU particularmente sigo:
Doação
Desde pequeno fui ensinado pela minha mãe a doar minhas roupas para pessoas que necessitam mais. Hoje em dia com o minimalismo, contínuo com a prática e tenho uma regra fixa de que sempre que ganho alguma roupa, acaba doando o mesmo número ou mais.
Prática: Sempre que ganhar alguma roupa, doe outra.
Exemplo Pessoal: Ganhei no natal 2 camisetas novas. Doei 4 camisetas :)
Poupe e realize seus sonhos
Você acha que o minimalismo está somente nas coisas físicas? Podemos ser minimalistas na hora de gastar também, buscando sempre comprar somente o essencial ou o que nos faz realmente realizados. Com o dinheiro extra que sobrará, planeje realizar algum sonho, como fazer alguma viagem ou simplesmente almoçar em algum lugar que sempre teve muito interesse mas nunca teve condição.
Prática: Guarde 20% do seu salário todo mês para realizar um sonho a cada 6 meses.
Spam? Nunca nem vi
Um exemplo simples de minimalismo é o spam do e-mail. Conheço pessoas que reclamam de spam a anos. Hoje em dia existe a possibilidade de você desfazer a inscrição de propagandas ou caso o recurso não esteja acessível, bloquear o e-mail que está lhe mandando spam.
Prática: Cada vez que receber um spam, tente desfazer a inscrição da lista de emails da propaganda ou bloqueie o e-mail.
Qualidade é o segredo
Já vi pessoas no passado comemorando que compraram 3 tênis por R$ 100,00 (essa pessoa sou eu), mas depois reclamando por que os tênis eram desconfortáveis e estragaram rápido. Hoje aprendi que o barato as vezes saem caro, então prefiro ter pouquíssimos tênis porém confortáveis e de boa qualidade, que sei que durarão por anos.
Prática: Evita comprar coisas de qualidade duvidosa por que são baratas. Pague um pouco mais caro mas saia com um produto com boa qualidade.
Exemplo Pessoal: Já comprei 3 tênis por R 200 por exemplo com boa qualidade e principalmente confortável!
P.S: Obviamente tem que ter bom senso, nem sempre o barato é ruim ou o caro é bom!
Conclusão
A ideia do minimalismo é termos uma vida leve com foco na qualidade de vida.
Referências
https://www.theminimalists.com/
Menos é mais: Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida (Francine Jay)