1. Custo de Oportunidade e Vantagem Comparativa
Mas como é possível mesmo o pecuarista sendo melhor em ambas as produções, a especialização do agricultor aumentar a produção e beneficiar ambos?
Vamos explicar este enigma com alguns exemplos:
Na ilha há um mercador - melhor negociador da ilha - que consegue lucrar 400 moedas por hora realizando operações de compra e venda. Existe outro mercador - menos experiente - que consegue lucrar 10 moedas por hora - muito menos do que o anterior. Este então decidiu virar “mecânico” de barco e cobra 15 moedas por hora para arrumar os barcos. Geralmente costuma levar 2 horas no serviço - totalizando o custo de 30 moedas.
O melhor mercador da ilha possui muitos barcos e quando um tem problema ele decide por conta própria arrumar, para “economizar” as 30 moedas. Ele consegue fazer o mesmo serviço em 1 hora, ou seja, ele é melhor em arrumar barcos também.
Conceito: Vantagem Absoluta - A comparação entre produtores de um determinado bem considerando sua produtividade.
Conceito: Custo de oportunidade - Aquilo que abrimos mão para obter algum item
Conceito: Vantagem Comparativa - A comparação entre os produtores de um item considerando seus custos de oportunidade.
Comparando os custos de oportunidade, o melhor mercador está deixando de ganhar 400 moedas por hora para “economizar” 30 moedas pagando para arrumarem seu barco. Enquanto o outro mercador esta deixando de ganhar 10 para ganhar 15. Ou seja, mais vale para o melhor mercador focar no seu trabalho como mercador e pagar pelo serviço.
Quando alguém se especializa em algo em que ela possui vantagem comparativa, a produção total da economia aumenta.
O comércio pode beneficiar todos os membros da sociedade por que permite que as pessoas se especializem em atividades em que possuem uma vantagem comparativa.
2. Porque a produtividade é tão importante
O padrão de vida de um país depende da sua capacidade de produzir bens e serviços. Vamos pensar em uma sociedade extremamente simples de somente 1 pessoa: a qualidade de vida dela irá depender da quantidade de produtos/serviços (coletar água, caçar animais, colher cocos, etc.) que era produz.
Conceito: Produtividade - Quantidade de bens e serviços que um trabalhador pode produzir por cada hora de trabalho.
Vamos pensar no caso da sociedade com somente 1 pessoa: se ela aumentar a sua produtividade - encontrando um melhor local para pescar, por exemplo - ela poderá usar mais tempo para descansar ou para fazer suas roupas, por exemplo.
Porém, existem outros determinantes da produtividade:
Capital Físico (Ferramentas) | Vara de pescar |
Capital Humano (Educação/Experiencia/Treinamento) | Treinamento |
Recursos Naturais (O que a natureza nos proporciona) | Abundância de peixes |
Conhecimento Tecnológico | Criação de uma isca melhor |
É importante enfatizar que os recursos naturais não são um requerimento para ser produtivo. Como exemplo temos a ilha do oriente, que não possui recursos naturais, porém possuem a tecnologia (conhecimento) para produzir a melhor vara de pescar. Sendo assim, o estado do norte importa as varas de pescar da ilha do oriente.
3. A Poupança propicia o acumulo de capital em uma economia
Vamos primeiro nos recordas dos fatores de produção:
- Terra - Recursos naturais
- Capital - Fator de produção produzido (vara de pesca, escada, etc.)
- Trabalho - Capital humano (educação)
Quanto maior o estoque de capital de uma sociedade mais ela poderá produzir bens e serviços, ou seja, para aumentar a produtividade futura é necessário investir os recursos correntes na produção de capital.
Conceito: Tradeoff
Representa um conflito de escolha, é uma decisão onde você precisa abrir mão de uma coisa em função de outra
A poupança como já vimos antes, é a alocação de consumo no tempo. Se abster de consumir no presente para consumir melhor e mais no futuro.
A poupança gera investimento, que gera acumulação de capital, que gera crescimento econômico e no futuro todos consomem mais e melhor.
Referencias
Custo de Oportunidade e Vantagem Comparativa