Todos Artigos

Ensinamentos da Fábula do Estado da Ilha (Parte 1/3)

A fábula do estado da ilha é uma série de vídeos que explica de forma simples como a economia funciona. Como analogia para entender os conceitos econômicos, é utilizado como exemplo uma ilha.


1. Conceitos Básicos

Iremos chamar de Estado da ilha. Ela possui 100 habitantes. Alguns são pescadores, alguns colhem banana, outros fazem canoas, etc. Atualmente não possui uma moeda, então as compras são feitas por escambo. Troca banana por peixe, etc.

Vendo a necessidade da criação de um estado para existir, por exemplo, a garantia da propriedade privada, serviços de segurança e saúde, é oficialmente criado o estado. É eleito um presidente (Executivo), um juiz (Judiciário) para e 3 pessoas para criar as regras (Legislativo). Além disso, é criado uma moeda para o estado, que iremos chamar de unidade da pedra.

São emitidas então as moedas na mesma proporção da produção interna da ilha (PIB). Se a ilha produzia 100 bananas e 50 peixes, por exemplo, foram produzidas 150 pedras.

Conceito: PIB

Conforme o IBGE: O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos. Ele mede apenas os bens e serviços finais para evitar dupla contagem. Se um país produz 100 reais de trigo, 200 de reais de farinha de trigo e 300 reais de pão, por exemplo, seu PIB será de 300 reais, pois os valores da farinha e do trigo já estão embutidos no valor do pão.

Exemplos práticos do PIB do Brasil:

2019: 7,257 tri de reais 2020: 7,4 tri de reais

Devido aos novos cargos criados (presidente, juiz, policia, etc.) é criado um tributo para suportar o estado. Com isto, é criado o imposto de 20% sobre a produção.

Conceito: Imposto

Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer ser um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado.

Além da criação dos impostos, o estado possui outra opção para suprir suas necessidades: ele pode emitir títulos de dívida. Basicamente poupadores emprestam dinheiro para o estado e assim é criado a dívida pública.

Conceito: Dívida Pública

É a dívida que o governo brasileiro contrai para financiar as despesas que não consegue pagar com a arrecadação de tributos nem com outras fontes de receita.

Com a criação da moeda, agora é possível poupar e emprestar sua riqueza. Poupadores possuem interesse em fazer suas riquezas render com os juros, e pessoas precisando de dinheiro - para expandir seus negócios, por exemplo - pegam esses valores como empréstimo pagando juros. Ou seja, a criação da moeda facilita a troca, permite a expansão/oportunidades, incentiva a poupança.

Com isso foi criado o banco (intermediário) permitiu que recursos ociosos se tornassem produtivos.


2. O que causa a inflação e porque as taxas de juros sobem?

Conforme a ilha vai evoluindo, novas profissões são criadas. Por exemplo, antes os consumidores tinham que comprar diretamente dos produtores. Até que se foi criado o intermediário entre eles: o supermercado.

Assim surgiu serviços de transportes para levar os produtos para o mercado, por exemplo (fornecedores), entre outros serviços. Estes novos negócios aumentaram a produção da ilha.

O governo então vê uma oportunidade de criar um serviço público para proteger a parte ambiental da ilha. Cria-se cargos como polícia ambiental e adicionam mais juízes para facilitar o atendimento das leis. Com isso o governo aumenta suas despesas, porém não aumentou sua arrecadação.

Conceito: Deficit Público é o nome que se dá à relação na qual o valor total das despesas públicas é maior que valor total das receitas públicas.

Conceito: Deficit primário - quando as despesas com juros e correção monetária são excluídas do cálculo do deficit;

O governo está com deficit nas suas contas e resolve aumentar mais ainda seus impostos: o mercado que antes trabalhava com lucro, agora está pagando muito impostos e não está lucrando. Decide então parar de comprar do fornecedor e comprar diretamente do produtor. A empresa fornecedora precisa ser fechada. O mercado demite alguns funcionários. Uma crise inicia-se.

Conceito: Recessão econômica

O conceito de recessão econômica é dado quando a economia de um país se contrai. Mais precisamente, quando o produto interno bruto (PIB) para de crescer e começa a cair.

IMPORTANTE! Você percebeu que em nenhum momento o estado diminuiu? Em nenhum momento na crise o estado “sofreu” com os problemas da crise.


3. Cambio

A ilha estava sofrendo com a crise.. altos juros e pouco poder de compra. Até que, um barco com pessoas de outra ilha (Estado do norte) apareceram nesta ilha.

Vendo oportunidades na crise, pessoas do estado do norte trouxeram bananas para vender na ilha e aceitarão a moeda da ilha. O preço era de 1 banana por 1 pedra; um ponto interessante é que no estado do norte 1 cobre compra 6 bananas.

Alguns dias atrás, o povo do estado da ilha decido ir para o estado do norte para conhecer. Chegando lá se interessam por produtos, porém eles não tinham cobre. Foram então aos comerciantes que receberam a pedra na venda das bananas e fizeram a troca entre pedras e cobre. A taxa de câmbio foi de 6 pedras por 1 cobre, devido a 6 pedras possuir o mesmo poder de compra que 1 cobre.

Conceito: A taxa de câmbio - é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medidas em relação à outra.


4. A maioria do Dinheiro em circulação não existe

O povo do estado da ilha percebeu que o estado do norte não está em crise. Sabendo como funciona a inflação - quantidade de moedas em circulação maior do que a produção - decidem seguir uma regra estabelecida no estado do norte em seu estado também.

Eles perceberam que os bancos criam dinheiro que não existe. Por exemplo, José deposita 100 pedras. Maria pede um empréstimo de 80 pedras, então o banco empresta os 80 que são do João, ou seja, foi injetado na economia 180 pedras, porém só existem 100 na prática. Para evitar a criação de moeda infinita, deve-se evitar que o banco utilize todo o dinheiro das poupanças; pois ele coloca em circulação dinheiro que não existe.

O estado do norte então criou uma regra para os bancos: ele não pode emprestar todo o dinheiro, deve reservar 50% do valor em uma conta controlada pelo governo - esse dinheiro não pode ser usado. Isto fica claro para o governo que cada 100 moedas criadas ele injetaria 200 na economia.


Referencias

O que é PBI - IBGE

O Que é Deficit Público - Infoescola

Canal youtube José Kobori